Guia Completo para Planejar sua Viagem até Cumuruxatiba, Bahia

A verdade, é que, quem nunca se frustrou ao chegar em uma praia afim de fugir da agitação urbana e se deparar com tanta gente que no final das contas, parecia que a cidade te seguiu até o lugar de seu suado (Literalmente) e merecido descanso?

Pois bem, isso é muito comum, isso porque geralmente se vai para a praia em época de temporada, férias escolares, do trabalho, feriados prolongados e por aí vai.

Porém, esse não é o único motivo, na verdade o maior deles é que as pessoas tendem a escolher seus destinos sem muito planejamento.

Isso faz com que não se perceba que o destino escolhido nada mais é do uma cidade litorânea CULTURALMENTE agitada e badalada, um verdadeiro “Centrão Litorâneo” com muitos bares, baladas atrações noturnas, fazendo com que os moradores dos arredores curtam suas noites lá.

Assim, você que sonhava em fugir da famosa ‘muvuca”, sai de uma agitação urbana, para uma agitação praiana.

Bom, pra que isso não aconteça, nós planejamos um destino REALMENTE calmo, de uma beleza naturalmente encantadora, pouco movimentado para você que quer só curtir um descanso, longe de qualquer agitação encontre o melhor dos mundos praianos.

Com um mar calmo, sem ondas como um imenso piscinão e uma incansável brisa, que parece empurrar os turistas sempre para as margens destes recantos de tirar o fôlego de qualquer um.

Além de ficar estirado ao sol ou conhecendo o mundo submarino, experimente passear à beira mar na maré baixa e se prepare para programar passeios de barco nesta maravilhosa costa baiana.

Além de todas as belezas naturais, que não são poucas e eu espero que você aproveite cada uma de perto, Cumuruxatiba conta também com uma atração internacional.

Pasmem, o segundo maior píer do mundo é do Brasil!

E é da Bahia, com mais de 600 metros de extensão, na Praia da Vila.

Ele foi construído na década de 1970, hoje infelizmente está desativado, mas isso não anula sua beleza na verdade dá até um toque cultural a mais.

Começando pela Hospedagem

Cumuruxatiba é um destino bem abrangente quando se trata de hospedagens.

De pousadas com no melhor estilo rústico até campings na beira da praia, há também ótimas casas para temporada no nosso querido Airbnb e até opções para quem tem um perfil de viagem de luxo.

Independentemente do seu estilo viajante, a melhor opção é sempre a que cabe no seu bolso.

Cumuruxatiba é sinônimo de descanso e tranquilidade, então curtir o seu hotel faz parte da experiência, e você não vai querer passar vários dias em um lugar que você não se sente confortável, concorda?

É ideal que você visualize o lugar onde irá se hospedar, antes da viagem, pesquise classificações nos sites.

Isso é de extrema importância para que você saiba exatamente onde irá se hospedar sem surpresas desagradáveis.

Campings

Aldeia da Lua

Aldeia da Lua

Se você tem uma vibe mais aventurosa e gosta de algo mais ao ar livre, sentindo tudo de melhor que a natureza tem a te oferecer, os campings as melhores escolhas.

Eles são para quem busca uma experiência mais roots ou quer economizar.

Dos campings o Aldeia da Lua é considerado a melhor opção, local bem amplo, bem-organizado e o melhor para quem busca custo-benefício.

Pousadas

Pousada da Areia Preta

Pousada da Areia Preta

Ainda no campo do custo-benefício, a Pousada da Areia Preta é a melhor que você vai encontrar em Cumuru.

Com uma ótima localização, ela fica na praia principal, a Praia do Centro, que fica a menos de 200 metros dos principais bares e restaurantes da vila.

Além disso, ela tem aquele ar rústico que todo mundo gosta e um diferencial bem legal é que ainda aceita pets!

Se você estiver buscando um lugarzinho charmoso de frente para a praia para acordar todos os dias com o pé na areia, pode apostar nessa pousada.

Agora outra opção bem bacana e recomendada é a Pousada Ingá, que fica na Praia do Rio do Peixe.

Pousada Ingá

Pousada Ingá

E um pouco mais afastada do centro, essa pousada é ideal para quem quer tranquilidade e uma praia para chamar de sua.

Ela fica localizada bem na beira da praia, mas ao mesmo tempo está rodeada de natureza, ou seja, o combo perfeito para a tranquilidade e o descanso.

Casa de Temporada

Agora se você está buscando um lugar para ir com a família reunida ou um grupo de amigos, alugar uma casa pode ser a melhor opção para você, e nessa categoria, Cumuru não fica devendo, tem diversas opções de casas legais para temporada.

Na Praia da Areia Preta, fica a Vista Linda, logo na entrada da vila, e tem realmente o nome não mente, é uma vista linda para o mar.

Vista Linda

Vista Linda

Estrutura grande, tem piscina, churrasqueira, até quadra de areia, ar-condicionado nos quartos, o que quebra um galho nas noites quentes do litoral. Acomoda de forma excelente até 12 pessoas.

Também como outra opção, tem a La Maison, que inclusive está disponível no AirBnb.

A casa tem tudo que vocês precisam para férias inesquecíveis e sem dor de cabeça: piscina, churrasqueira, gramadão bom para se divertir com algumas brincadeiras e a proximidade com o centro da vila de Cumuru, com os restaurantes, bares e quiosques é ótima.

La Maison

La Maison

São 10 lofts que comportam de 4 a 6 pessoas cada.

Quantos Dias Ficar em Cumuruxatiba?

Bom, depende muito da intenção da sua viagem, porém para curtir a vibe da vila de Cumuru e ficar bem relax, o ideal seria passar uma longa temporada no local.

Muita gente escolhe esse destino para ficar as férias inteiras, justamente pelo sossego que ele oferece, porém, se não quiser passar uma longa temporada assim, sugiro que de 5 a 12 dias, para que você aproveite todos os destinos que vamos te apresentar mais a frente com folga.

Agora se estiver só de passagem e Cumuru estiver entre seus destinos de praia, os pontos de interesse principais da região vão te tomar 3 dias para aproveitá-los tranquilamente.

Qual a Melhor Época para Visitar Cumuru?

Como todos sabem o verão costuma ser a época mais badalada de qualquer praia, não seria diferente com Cumuru, mas ainda assim, não espere ver praias lotadas nem festas cheias de glamour.

Este destino é super pé na areia e a tranquilidade reina, mesmo na alta temporada.

De dezembro a fevereiro, é possível encontrar uma infraestrutura melhor nas praias, pois as barraquinhas e restaurantes de algumas das praias só funcionam nestes meses do ano.

Restaurante Hermes em Cumuru

Restaurante Hermes em Cumuru

Até no Ano Novo é possível encontrar praias tranquilas e sossego com um pouquinho de agito noturno, além de paisagens de perder o fôlego, mesmo na alta temporada.

Outra época bastante procurada pelos turistas é a temporada das baleias, que vai de julho a outubro.

Portanto, se você quer ver de pertinho esses mamíferos gigantes, não deixe de ir durante estes meses e programe-se para fazer um passeio de barco!

Nas demais épocas do ano, a vida segue pacata, sem muito agito.

Como Chegar em Cumuruxatiba?

Ônibus

Uma ótima opção para quem gosta da viajem por terra más não quer se preocupar com o volante.

Para quem sai do Rio de Janeiro, a única opção viável é ir até Itamaraju e fazer conexão para Cumuruxatiba.

A viagem leva de 18h a 20h e tem uma baldeação em Vitória (ES).

Já se você está em São Paulo, é possível ir via Itamaraju (30h, com baldeação em Vitória ES) ou via Prado (30h, com baldeação em Nanuque MG).

Ao chegar em Itamaraju, há um ônibus direto para Cumuruxatiba com duas a três saídas diárias, a depender da época do ano.

A viagem leva cerca de 2h30. Já o ônibus de Prado para Cumuruxatiba tem apenas uma saída diária e leva 1h20.

E as recomendações são as mesmas, Travesseiro de pescoço, Playlists, Séries, Livros, Petiscos para aguentar até as paradas e não se esqueça de carregadores portáteis.

Isso pode salvar sua vida, não a nada mais desesperador do que fiar sem celular em um lugar desconhecido, você não vai querer passar por isso, não é?

Carro

Se você parte de São Paulo, vai encarar 1.400 km de estrada, que levam cerca de 19h para serem percorridos.

Também é possível fazer 2 caminhos distintos: ir pela BR 381 até Teófilo Otoni e então seguir para o litoral pela BR 418, ou pegar a BR 116 até o litoral e seguir pela BR 101 passando pelo RJ, ES e, finalmente, BA.

Agora se você parte do Rio de Janeiro, são cerca de 15h de viagem para rodar os 1.000 km até lá.

Dentre as opções de caminhos principais estão a BR 116 pelo interior e a BR 101 pelo litoral.

E ainda se for mineiro e estiver partindo de Belo Horizonte e arredores, o caminho será igualmente longo: 900 km em cerca de 14h de viagem.

Os caminhos mais comuns passam por Gov. Valadares e seguem para Teófilo Otoni + BR 116 ou para São Mateus + BR 101.

Independentemente de seu local de origem, é bom fazer a viagem em 2 dias e com mais de um motorista para dividir o volante, para evitar fadiga e acidentes.

Se eu puder te dar uma dica é:

Baixe playlists e podcasts no seu celular, séries na Netflix ou outro app, leve uma almofada para o pescoço ou um travesseiro e não se esqueça dos comes e bebes para não passar fome, afinal, a estrada é longa.

Avião

Se você pensa em ir de avião, saiba que aeroporto mais próximo de Cumuruxatiba fica em Teixeira de Freitas e a cia aérea que opera os vôos para este destino é a Azul.

Geralmente quem vai do Rio ou de SP, leva cerca de 3h30 de viagem, incluindo escala no Aeroporto de Confins, em BH.

Depois de chegar em Teixeira de Freitas, é necessário seguir de carro por cerca de 2h pela BA290 e depois pegar a BA001 em Alcobaça, sentido Prado.

Logo, se você planeja ir de avião também é interessante alugar um carro ou ir preparado para pagar Taxis locais ou Aplicativos que é bom saber que não funcionam tão bem por lá, a espera é mais demorada que o normal.

Agora ao chegar em Prado, ao invés de seguir pela BA 001, pegue a BA 489 sentido Itamaraju.

Há uma estrada vicinal (com placa indicativa para Cumuruxatiba) que é mais bem conservada e tem consideravelmente menos subidas e descidas do que a estrada que vai beirando o mar.

7 Praias para Você Visitar em Cumuruxatiba

Olha, o que não falta em Cumuruxatiba são praias lindas para você conhecer e se divertir!

Para diversificar seu roteiro, você pode também programar um passeio de barco à Corumbau, um mergulho em Abrolhos e uma trilha até o Monte Pascoal, já imaginou que irado?

Aqui abaixo vou compartilhar todas as melhores praias de Cumuru e umas dicas com elas:

Praia dos Dois Irmãos

Praia dos Dois Irmãos

Distante 2 km do centro, logo ao sul, o acesso é pela praia após a represa. Enseada com falésias multicoloridas.

O mar é propício para banho, porém em certos trechos é necessário ter cuidado com os corais que ficam escondidos na areia.

Se você pegar a maré baixa, será presenteado com piscinas naturais incríveis sob os recifes.

Praia da Ponta da Moreira

Também conhecida como a “Praia dos Namorados” a Praia da Ponta do Moreira fica a 8 km do centro, ao norte, o acesso é todo feito por estrada não asfaltada, existe placa de sinalização para o acesso à trilha que leva à praia.

Praia semi deserta numa região de muitos coqueiros e orquídeas cenário lindo para belas fotografias de recordação.

Ótimo mirante voltado para o Rio do Peixe. Ótimo para se banhar.

Uma curiosidade é que ela já foi praia de nudismo e sempre inspirou pitadas de luxúria à beira mar.

Praia da Paixão

Se o seu roteiro for romântico essa é a praia ideal, experimente inserir também outra praia neste roteiro.

O próprio nome já diz tudo, uma pequena enseada com águas tranquilas e areias translúcidas como talco, é impressionante, e perfeito para curtir com seu amor.

Praia da Barra do Cahy

Praia da Barra do Cahy

Ficando a 18 km do centro, dessa vez indo ao norte, o acesso também é feito por estrada não asfaltada entre as Fazendas Cahy e Glória.

A praia é conhecida pelo desembarque de Nicolau Coelho. Uma ótima opção para banho, pesca e caminhada.

Possui barraca de praia na fazenda da Glória, aberta somente em feriados e férias então fique atento.

Praia do Rio do Peixe Pequeno

Praia do Rio do Peixe Pequeno

Acessada por uma estrada litorânea e não asfaltada. Fica a 2,5 km do centro, ao norte. O mar é calmo e ideal para banhar sem medo.

As areias, margeadas por pousadas destacam o Rio do Peixe Pequeno. Na maré baixa formam-se piscinas nos bancos de areia.

Ela também é muito recomendada para esportes à vela e náuticos.

Bem ao lado da represa, encontra-se também uma quadra coberta para prática de esportes, aberta para utilização pública.

Praia do Imbassuaba

Praia do Imbassuaba

Se você busca uma praia realmente exclusiva e com uma sedução ao descanso e aquela preguiça boa.

Seu passeio está a 10 km do centro, também ao norte, o acesso é por estrada não asfaltada sentido Praia do Moreira até a cancela de uma propriedade particular.

A praia é deserta e de ondas fracas, propícia para banho em todas as marés.

No início da praia você vai encontrar o Rio Imbassuaba, ótimo para banho, e melhor ainda para caiaque e pesca.

Para os amantes dos esportes náuticos, a Praia Ponta do Imbassuaba oferece excelentes condições para a prática de windsurf, vela, caiaque e pesca de linha.

Esta praia deserta possui muitas amendoeiras e coqueiros, com sombras enormes, ideais para a criançada se divertir sem medo, porém claro que se tratando de criança, não dá pra vacilar!

Represa de Água Doce de Cumuru

Essa não é bem uma praia, mas o passeio é tão gostoso quanto!

Logo na entrada do vilarejo, vindo pela estrada principal, tem uma bela piscina de água corrente, conhecida por “represa”.

O local serve de ponto de encontro dos nativos e turistas em qualquer época do ano.

Para os mais aventureiros, sugere-se um passeio de caiaque represa acima.

Em meio à vegetação e bem próximo da natureza encontra-se pássaros e outras atrações naturais de grande beleza que certamente farão valer a pena cada minuto ali.

Essa foi uma apresentação e algumas dicas para você se planejar para viajar até esse pedaço do céu chamado Cumuruxatiba, é impossível não se apaixonar por esse lugar.

Para todos os gostos e para todos os tipos de pessoas, desde os mais roots até os mais exigentes e luxuosos, dos baladeiros noturnos aos apreciadores da beleza da natureza, Cumuru é para todos!

E eu tenho certeza de que ela vai conquistar seu coração.

Então arrume a mala, compre sua passagem e bora curtir essa preciosa terra!

Veja também: