Conheça as Praias do Caribe Brasileiro

Temperaturas dignas de uma bela praia, sol brilhando forte sem timidez, mar cristalino a ponto de ver os próprios pés.

Essas são só algumas das características do nosso Caribe Brasileiro, um conjunto de praias e destinos que certamente vão te despertar vontade de visitá-las.

É claro que existem aqueles que não gostam da utilização do termo Caribe Brasileiro.

O que não faz sentido algum se pensar que cada vez mais o turista brasileiro está valorizando nossas belezas naturais.

Entender que o nosso país possui lugares que estão colocados nos mesmos patamares dos melhores destinos turísticos do mundo.

Essas praias contam com areia branca e fofa digna de Pinterest, e possuem águas com temperaturas muito agradáveis, nada exagerado, tendo ainda as piscinas naturais, que são perfeitas para relaxar e observar a vida marinha.

E a cor do mar, que se mistura entre tonalidades de verde e azul dependendo do período do dia fazendo com que o lugar fique a cada passo mais interessante e paradisíaco.

E ainda não fica devendo nada para os mais radiais que querem se lançar sobre as atividades aquáticas na maioria ou em quase todo os destinos que iremos te apresentar é possível mergulhar em águas rasas ou profundas, navegar e fazer passeios de barco.

Incrível não?

Pois bem, hoje iremos te apresentar 10 Praias que não devem nada para os destinos do Caribe.

1 – Jericoacoara, Ceará

De águas cristalinas, mar azul-esverdeado e muitas opções de esportes aquáticos fazem parte deste destino situado no nosso querido Ceará.

Não é só pelas belíssimas praias que Jeri é conhecida, mas muito também pelas piscinas naturais que se formam nas épocas de chuva e apresentam águas maravilhosas, que lembra muito às águas caribenhas.

Jericoacoara, Ceará

Para os amantes de diversas espécies marinhas, esse destino favorece e muito a visualização delas, com águas cristalinas e com temperatura ambiente, nem gelada nem frio, os mergulhos se tornam incríveis e marcantes, ainda mais tendo oportunidade de o fazer com cilindros.

Se quiser visitar a região durante a maré baixa terá uma experiencia ainda mais impressionante, uma vez que as piscinas naturais ficam ainda mais rasas e é possível ver os corais e várias espécies de peixes, e o que facilita muito é o fato de a água ser cristalina beirando a transparência.

Fazendo jus ao título de Caribe Brasileiro, lá você vai encontrar Parrachos de Maracajaú, que é um verdadeiro paraíso caribenho no litoral Brasileiro. (Veja mais sobre, a seguir)

2 – Parrachos de Maracajaú

Como mencionado acima, Parrachos de Maracajaú não fica devendo nada para as praias Caribenhas, Parrachos são formações de corais distantes 7 km da praia de Maracajaú e o acesso é através de uma lancha ou de catamarã e lá em alto mar.

Há uma plataforma onde os visitantes podem explorar a beleza do lugar, é uma experiencia surreal para quem é apaixonado pela biodiversidade marinha.

Parachos de Maracajaú

Piscinas Naturais em Parrachos de Maracajaú, RN

O bom é que as plataformas flutuantes permitem uma boa base para mergulhar nos parrachos, além de oferecem um mirante de tirar o fôlego de qualquer um.

E como todo destino no Nordeste, é bom você evitar os meses de abril e julho, pois as pancadas de chuva vêm forte, e ninguém quer isso no seu momento de descanso.

Um bom roteiro é se hospedar em natal e de lá fazer uma visita até a praia de Maracajaú, tenho certeza de que não vai se decepcionar.

3 – Paraty, Rio de Janeiro

Com mais de 60 ilhas para te deixar de boca aberta que não ficam devendo nada para as ilhas caribenhas, isso sem falarmos do charme de uma linda cidade histórica com arquitetura bem colonial.

Para quem gosta é o destino perfeito fazendo uma combinação de natureza e centro histórico, com excelente gastronomia, esse é o grande diferencial de Paraty.

Paraty, Rio de Janeiro

Já ao contrário dos destinos do nosso Nordeste, visitar Paraty nos meses de maio a agosto podem ser uma opção melhor afinal, chove menos e uma sugestão para onde ficar, é buscar por lugares, no centro histórico.

Talvez você pague um pouco a mais, porém nada exorbitantemente diferente, o ponto forte de ficar no centro histórico é estar perto de tudo, desde gastronomia até atrações noturnas.

4 – Ubatuba, São Paulo

Com mais 80 quilômetros de belezas naturais aos pés da serra do mar, suas praias estão cercadas por muito verde e muita biodiversidade, Ubatuba é um dos mais belos destinos de todo o litoral Paulista.

O mais legal é que todos os perfis de viajantes se agradam dessa parte do litoral, desde aqueles que estão em busca de badalação urbana até aqueles que querem momentos para relaxar e descansar da loucura urbana.

Ubatuba, São Paulo

Foto: Prefeitura de Ubatuba

Além de águas claras e mar azul, é possível fazer trilhas na Mata Atlântica, fazer passeios de barco por ilhas quase que desertas e não exploradas.

Se você busca uma boa viagem para o Caribe brasileiro, Ubatuba é o seu lugar, principalmente na maré baixa, pois na maré alta, o mar fica bem agitado, mesmo a paisagem ainda permanecendo espetacular, ainda sim, vale a pena investir na maré baixa.

5 – Fernando de Noronha

Considerada uma das melhores praias do mundo, isso mesmo, do mundo.

A praia do Sancho em Fernando de Noronha é comparada a outras praias do Caribe, como Los Roques, que é também um arquipélago com muitas belezas dento e fora do mar.

Mas modéstia parte, Fernando de Noronha é quem possui esse título, essas praias são absurdas, a vida marinha é de uma variedade estonteante, até mesmo em atividades de snorkeling, a experiencia de estar em uma das mais belas praias de todo o mundo é surreal.

Com um clima muito gostoso, não é aquele calor que suga o ânimo, nem aquele tempo feio e fechado, pelo contrário, com sol raiando em qualquer época do ano, Fernando de Noronha se faz um dos melhores destinos praianos para se visitar por poucos ou muitos dias.

Fernando de Noronha

De fato o preço é o que mais frustra os viajantes na hora de buscarem Fernando de Noronha como seu destino, tudo lá acaba saindo bem caro, e mesmo poucos dias podem acabar saindo mais caro do que qualquer outro destino.

Mesmo assim, ainda vale a pena juntar uma grana e investir em datas especiais nesse passeio, principalmente se for no segundo semestre do ano, junto com o verão são essas são as melhores épocas para essa visita.

Já para quem busca economizar, é melhor buscar os meses de abril e julho, mesmo correndo o risco de chover em alguns dias, porém nada que acabe com a sua viagem, pois o tempo lá é muito firme.

O fator hospedagem também conta muito no preço, quanto mais próximo do centro, mais perto dos passeios e das atrações porém, mais caro também, vale a pena fazer umas pesquisas e buscar o melhor roteiro com antecedência.

6 – Arraial d’Ajuda, Trancoso e Praia do Espelho

Se você está buscando o contrário de Fernando de Noronha, e está procurando economia e preços que se acomodam melhor no bolso, Porto Seguro é o seu lugar.

Porém o centro de Porto Seguro acaba sendo muito muvucado por conta dos inúmeros pacotes bons para lá, quem busca mais privacidade pode optar por dar um pulo em para Arraial d’Ajuda, Trancoso ou Caraíva que são praias igualmente econômicas as vezes até mais, e com o bônus da privacidade de praias quase desertas.

Praia em Trancoso

A Praia do Espelho, por exemplo, é um dos destinos mais incríveis desse pedaço de paraíso, mesmo não sendo tão econômico ainda sim é uma opção de roteiro.

Os melhores momentos para ir curtir esse destino é no verão, se você quer evitar muita gente, evite janeiro e fevereiro, são meses com muitos feriados, férias escolares e carnaval o que torna qualquer parte do litoral muito concorrido, exceto claro se você gosta da muvuca, aí então vai estar no lugar certo.

É importante saber que se você está buscando economizar, Arraial d’Ajuda é o seu lugar; más se você quer charme e uma coisa mais rústica, o Quadrado de Trancoso é pra você.

E se busca descanso e privacidade vá para a Praia do Espelho.

7 – Morro de São Paulo

Com a vantagem de ser um lugar isolado em uma ilha, envolto em águas cristalinas e piscinas naturais de tirar o fôlego, o Morro de São Paulo é um dos dentinhos mais badalados da Bahia, o destino ganha ainda mais título de Caribe Brasileiro por conta de suas noites badaladas na areia da Segunda Praia.

Podemos comparar essa praia com San Andrés, se tratando de rusticidade e simplicidade, a começar pelo nome das praias: Primeira, Segunda, Terceira, Quarta e Quinta Praia, quanto mais você sobe, mais você se isola, isso facilita muito o deslocamento e o acesso até as praias.

Morro de São Paulo

Se você quer fugir das pancadas de chuva do Nordeste evite junho e julho e seja feliz no resto dos meses.

O maior problema que se enfrenta para chegar lá é a viagem de barco que acaba demorando um pouco, cerca de 2 horas até chegar na ilha.

Nas pousadas na Primeira ou na Segunda Praia sempre acontecem boas ofertas de estadia o que é muito bom também por serem praias que ficam mais próximas dos restaurantes e até das festas noturnas.

8 – Costa dos Corais em Maragogi

Localizada no litoral norte de Alagoas, na Costa dos corais, está Maragogi que faz parte de um complexo de praias que inclui ainda Japaratinga, Porto de Pedras e São Miguel dos Milagres.

Assim como Jericoacoara, todas essas cidades possuem incríveis piscinas naturais na maré baixa, e um mar com uma cor de azul turquesa que impressiona e briga com o próprio caribe.

Maragogi

Infelizmente as cores do mar só ganha essas cores caribenhas em alguns meses do ano e você pode decidir a melhor época com a Tábua de Marés e se você quer encontrar as praias mais paradisíacas, busque se afastar do centro e procure as praias de Barra Grande, Antunes ou Ponta de Mangue.

Pois apesar de Mararogi ser a cidade mais famosa, você também pode buscar praias vizinhas que irão te impressionar tanto quanto.

9 – Porto de Galinhas

Porto de Galinhas, comparada a Punta Cana do Caribe, esse incrível destino tem uma incrível combinação de belezas naturais e infraestrutura de fato impressionantes.

Além das belas praias e piscinas naturais que envolvem esse lugar, Porto de Galinhas oferece ótima gastronomia e resorts expressam decorações dignas de ilhas do pacífico.

Esse destino contém um dos melhores destinos no Brasil para quem procura conciliar natureza e boa infraestrutura no lugar, Porto de Galinhas é uma das praias mais procuradas de todo o Brasil.

Então, pode ser um destino superpovoado principalmente nos meses de alta temporada, pra quem gosta de badalação é perfeito, porém se você busca relaxar com calmaria, aposte nos meses de baixa temporada, quando os preços ficam mais competitivos.

Se você quer economizar, ficar no centro é coisa certa a se fazer;

Já para quem busca mais conforto e uma estrutura um pouco mais luxuosa, procure hotéis em Muro Alto como o Samoa Beach Resort ou em Maracaípe, como o delicioso Xalés de Maracaípe.

10 – Arraial do Cabo

Com clima extremamente agradável, como nas ilhas caribenhas, Arraial do Cabo tem clima quente e pouco chuvoso na maior parte do ano, fazendo com que seja menos preocupante visitar esse destino de águas azuis como turquesa.

Lá as praias são de areia fofa e possuem uma arquitetura natural de tirar o fôlego.

Arraial do Cabo

O destino conta ainda com uma ótima infraestrutura de hospedagem, se você gosta de calmaria e privação os finais de semana e feriados pode ser bem problemático pelo excesso de visitantes no destino.

Como dissemos a maior parte do ano o clima é muito firme, porém como a água do mar é bem gelada, procure investir nos meses de setembro até novembro, que é quando começa a esquentar mais, e ainda não é alta temporada, mas lembre-se de que no verão, o destino fica superlotado.

Conclusão

As praias do Caribe Brasileiro são praias de destino que valem muito a pena conhecer principalmente pelas paisagens paradisíacas de aguas cristalinas, e o melhor de tudo, está aqui no nosso Brasil.

Essas praias não ficam devendo nada para o Caribe, pelo contrário, somos donos de uma das mais belas praias de todo o mundo, é só fazer as malas e embarcar nesses destinos!

Veja também: