O que Fazer em Barra de Guaratiba, RJ

Todos nós sabemos que as tradicionais praias cariocas são extremamente cheias e isso infelizmente acaba causando alguns desconfortos na hora de aproveitar aquelas férias tão, tão esperadas.

Desde objetos furtados ou perdidos na multidão, tumultos, falta de espaço são só alguns dos efeitos colaterais de se tomar uma dose de praia cheia.

Diretamente da zona oeste do Rio de Janeiro, cercado de muita natureza, praias, mirantes, escaladas, trilhas e claro, uma gastronomia recheada de maravilhas do mar.

Essas são apenas algumas das muitas atividades que você pode fazer na Barra de Guaratiba RJ.

De uns anos para cá, o lugar foi aos poucos tomando seu lugar na cena dos viajantes, com muitas opções de passeios e cantinhos, que antes eram desconhecidos da maioria, hoje ganharam visibilidade.

É importante ressaltar que: A Barra de Guaratiba faz fronte com mais 43 km de extensão da Restinga de Marambaia, que inclusive é uma área restrita, em que só se pode entrar com autorização cedida pela Marinha e pelo Exército Brasileiro.

Apesar de não ser permitida a entrada na Restinga de Marambaia, existem alguns mirantes incríveis para observar a Restinga de Marambaia de cima, dentre eles uma pedra que fica no caminho até a Pedra do Telégrafo que vale muito a pena conhecer.

E falando em conhecer, nós preparamos 10 Passeios para se fazer na Barra de Guaratiba.

Então já prepare suas anotações para saber o que fazer na sua viajem para esse lugar encantador!

10 Passeios para se Fazer na Barra de Guaratiba

Vamos começar com os destinos mais tranquilos como as Praias Selvagens e vamos avançando para níveis mais radicais, desde trilhas até rapel, aventuras ao mar e até passeios mais “terra firme” como uma loja de degustação de bebidas.

1 – Praia dos Búzios

Praia dos Búzios

Localizada ao lado da Pedra da Tartaruga e com muitas pedras em todo o seu entorno, a Praia dos Búzios é um destino bem procurado dos viajantes que querem aproveitar uma bela vista com um ar bem aventureiro.

Lá você poderá parar e contemplar a beleza do local, visto do alto, e irá se deparar com muitas pedras, o que enriquece muito a vista, porém, exige mais atenção com as pedras.

Uma dica: Tente evitar levar muitas crianças juntas, elas ficarão eufóricas com o ambiente e na ânsia de explorar o território elas podem causar acidentes indesejados, por isso redobre a atenção com crianças nesse local, porém sem deixar de apreciar a vista!

2 – Praia Funda

Praia Funda

A Praia Funda é mais uma praia um pouco mais selvagem que a Praia dos búzios, pode até ser uma das mais selvagens de toda a Barra de Guaratiba.

Ela é mais exclusiva e mais deserta do que as outras, mas não se deixe enganar pela aparência pacata, repleta de paredões recheados de pedras e muito verde causando uma sensação de estar em ilhas caribenhas.

Além disso, as areias são bem lisas e soltas, perfeitas para uma caminhada e uma pausa para tomar sol.

Uma curiosidade é que essa praia é muito procurada pelos surfistas, principalmente os que gostam de muita adrenalina, pois a corrente marinha é bastante propícia para afogamentos, já por isso não é a praia mais indicada para se banhar com água acima de onde te dê pé.

3 – Praia do Perigoso

Essa praia fica aos pés da Pedra da Tartaruga, fazendo com que sua localização seja boa, porém não fácil, o caminho até lá, é uma descida feita por um caminho de pedras que exige um pouco de cuidado, mas o visual compensa.

E mesmo sendo bem movimentada na alta temporada, e aos finais de semana, principalmente os com feriados, essa praia ainda consegue ser um cantinho de sossego.

Há quem diga que o nome Praia do Perigoso, se deve à fama de um dia ter sido a rota de fuga de presidiários que vieram da Ilha Grande para o Rio, mas isso já tem muito tempo, se é que é verdade.

O que é certo aqui são as águas claras e a areia fininha.

4 – Praia da Barra de Guaratiba

Praia da Barra de Guaratiba

E como última das praias selvagens dessa lista de praias, aqui está a Praia da Barra de Guaratiba.

Apesar de não fazer tanto sucesso quanto às praias que indicamos, sua visita pode valer muito a pena, principalmente no momento do pôr-do-sol, que lá é uma das coisas mais lindas que você vai ver.

Tem uma gastronomia com um valor realmente acessível, eu diria até amigável.

Uma vez em Barra de Guaratiba, aproveite as águas calmas e boa infraestrutura, com vários quiosques, um calçadão e restaurantes de frutos do mar fresquinhos.

Por esses motivos, é a mais movimentada e a ideal para quem busca algo pouco mais agitado.

A Praia de Barra de Guaratiba é repleta de atrações para o visitante e vai da Restinga da Marambaia até a região de Mangaratiba.

No local, é possível passar o dia, tomar um sol ou se banhar nas águas calmas da praia.

Além disso, há ainda mirantes e trilhas imperdíveis para quem ama aventuras.

A região possui também estrutura com bares, restaurantes e quiosques, além de estacionamento.

Mas, se você quer algo mais tranquilo e reservado, pode partir para as outras praias que te apresentamos.

5 – Trilhas para as Praias Selvagens

Se você busca se desconectar, as Praias selvagens do Rio de Janeiro são perfeitas pra isso, são paradisíacas; e não só as mais tranquilas de Barra de Guaratiba RJ.

Mas de toda a cidade, todas carregam esse ar paradisíaco, selvagem e ao mesmo tempo tranquilo e pronto para um bom descanso, porém para se chegar nelas, em todas que apresentamos, é necessária uma aventura antes.

O acesso a elas é feito por uma trilha única, com cerca de 3,5 km, que começa na Praia da Barra de Guaratiba.

Quando começa a subir você vai se deparar com o caminho da Praia do Perigoso, é a trilha de acesso às praias.

Depois de cerca de 40 minutos de caminhada, (Preste atenção) há uma bifurcação (Desvio) que dá acesso às praias do Perigoso e Búzios para a direita, e para a praia Funda para a esquerda.

E não precisa ficar tenso com as trilhas pois elas são de nível intermediário e não há grandes dificuldades.

Existem, sim, alguns trechos com pedras que você terá que ultrapassar, mas, na maior parte do trajeto, há apenas mato e areia.

6 – Trilha para a Pedra do Telegrafo

Pedra do Telegrafo

Foto: RJNOW

A Pedra do Telégrafo é muito famosa e na minha opinião, o passeio mais imperdível na lista sobre o que fazer em Barra de Guaratiba é a trilha da Pedra do Telégrafo.

Você com certeza já viu alguma das fotos tiradas nesse incrível lugar de uma forma que parecem ter sido tiradas à beira de um precipício.

Quando na verdade é puro truque entre as pessoas que adoram tirar fotos divertidas.

É um ponto que traz uma ilusão de ótica, a depender do ângulo, pois parece que a pessoa está pendurada em uma pedra.

Ela está a 354 metros de altura e é exatamente por conta dessas fotos criativas postadas nas redes sociais, como se os visitantes estivessem prestes a caírem da pedra, que a trilha vem ficando mais e mais popular, e costuma ficar bem cheia na alta temporada.

Para ter acesso, é necessário fazer uma trilha acompanhado de um guia. Vá bem cedo, acredite, o local costuma ficar lotado.

Por esse motivo, se você também quer fazer sua foto criativa na Pedra do Telégrafo e registrar esse momento que om certeza será único. afinal a paisagem é de uma vista incrível para a Restinga da Marambaia, praias selvagens da região e Barra da Tijuca, e não quer esperar muito, chegue cedo se puder, as 7:30.

Caso contrário, pode demorar muito para chegar sua vez. Existem pessoas que esperaram cerca de 2 horas. Não vale a pena arriscar!

A espera, o calor, a multidão, isso vai acabar te dando nos nervos e o que era para ser um roteiro agradável e alegre, se tornara em algo bem desagradável então não perca tempo.

7 – Rapel na Pedra da Tartaruga

Para os mais radicais aventureiros, esse lugar te aguarda com belas surpresas, uma das mais encantadoras para os amantes dos esportes radicais é a pedra da tartaruga.

A Pedra da Tartaruga tem 45 metros de altura, com uma vista deslumbrante da grande Guaratiba.

Para ter acesso à Pedra da Tartaruga, você precisa se aventurar em uma trilha de dificuldade leve e sem surpresas.

A vista do caminho é maravilhosa e, de lá, ainda é possível vislumbrar a Praia do Perigoso.

Após estar com seu ingresso em mãos, você vai encontrar com seus instrutores, sim você terá instrutores, muitos não gostam, mas por questão de segurança é necessário.

Você os encontrará no horário escolhido, na Praia da Barra de Guaratiba, já que há estacionamento por lá, e é também de onde começa a trilha que dá acesso a Pedra da Tartaruga, e leva cerca de 1 hora.

Você vai poder curtir uma adrenalina surreal enquanto estiver pendurado em uma corda apreciando a vista e a paisagem da região!

E tem mais, esse rapel da mexe com a nossa adrenalina a cada instante principalmente porque não tem os apoios para os pés na pedra pois é um rapel negativo.

8 – Fazer Stand Up Paddle em Marambaia

Stand Up Paddle em Marambaia

Foto: Surf Sup

Para os amantes do mar se aventurando em Barra de Guaratiba, não tenho dúvida alguma de que vai amar fazer stand up paddle na Restinga da Marambaia.

É uma região de mangue, é linda e possui uma paisagem incrível.

E de quebra você ainda poderá andar de caiaque com seus amigos e família. é um local para praticar stand up paddle.

Mas não precisa ser apenas no mar, no local, funciona também um bar e restaurante e lá, você encontra gastronomia típica da região, água, drinks, gurjão de peixe, bobó de camarão, salmão grelhado entre outras refeições.

Entre uma bebida e outra, você ainda pode alugar um caiaque, barco ou prancha para Stand up Paddle.

9 – Visite o Alambique Maxi Cana

Alambique Maxi Cana

O Alambique Maxi Cana é um sítio focado na produção de cachaça. Ele fica localizado na Estrada da Barra de Guaratiba.

O local possui uma loja para degustação de cachaças próprias, piscina e um restaurante com sinuca para os visitantes.

Aliás, o ambiente é bastante charmoso e atrai muitas famílias.

Sem dúvidas, uma parada quase obrigatória para quem ama conhecer lugares novos e dar uma relaxada, quem sabe até conhecer pessoas novas, fazer amizades e continuar o roteiro com mais história na memória ainda, é sem dúvidas uma parada que vale a pena conhecer.

10 – Sitio Burle Marx

Sitio Burle Marx

Foto: Leo Martins/Agência O Globo/CASACOR

Se você quer, além de curtir um lugar muito agradável, e ainda se refrescar em meio ao calor de RJ, esse é o lugar certo, o muito verde no local faz com que o ambiente seja mais agradável termicamente também.

Esse é, sem dúvidas, um dos passeios mais agradáveis em Barra de Guaratiba é a visita ao Sítio Roberto Burle Marx.

O local é considerado um legado do paisagista brasileiro que dá nome ao sítio, e que criou o conceito de jardim tropical moderno, não é pouca coisa não.

Com 407 mil metros quadrados, esse é um lugar de se admirar e muito bem preservado, que conta com uma gama de incríveis mais de 3.500 espécies de plantas tropicais e subtropicais.

E pra fechar com chave de ouro, você ainda vai poder ter contato com a história do paisagista, conhecer sua casa o Museu Casa de Burle Marx, com peças e quadro criados por ele ao longo de sua história.

E é com esse roteiro mais clássico e artístico, que finalizamos essa lista para de dar 10 ideias de “O que fazer em Barra de Guaratiba”.

Uma lista bem diversificada para você aproveitar o que se encaixar melhor ao seu gosto e quem sabe ter experiencias novas além dos próprios gostos.

O importante é não deixar passar a oportunidade de aproveitar cada canto desse Belíssimo destino, a Barra de Guaratiba!

Veja também: